O MetaVR é um projeto que engloba um conjunto de softwares, hardwares e periféricos que, juntos, possibilitam a imersão dos seres humanos na Realidade Virtual que compõem o conceito de Metaverso.
Para possibilitar a imersão dos seres humanos na Realidade Virtual do Metaverso, de forma confortável, prática e dinâmica, o projeto MetaVR engloba os seguintes componentes:
A Realidade Aumentada (Augmented Reality) é a aplicação de elementos virtuais na realidade convencional, possibilitando que os usuários vejam e interajam com esses elementos.
Essa classe de dispositivos, dentro do projeto MetaVR, é focada em soluções wearables. Ou seja, são solução de interação com o Metaverso que os usuários poderão vestir ou incrementar ao vestuário cotidiano de forma simples e funcional, mas sem perder a classe
Com o ÓculosAR o usuário poderá ver os elementos virtuais inseridos na realidade convencional.
Esses elementos virtuais podem ser inseridos na realidade virtual por tags, por códigos ou por geolocalização, marcando pontos chave para que os elementos possam ser visualizados
Com a LuvaAR o usuário poderá interagir diretamente com os elementos virtuais inseridos na realidade convencional.
A LuvaAR permite que o usuário toque, acesso, selecione, altere ou direcione os elementos virtuais
A Realidade Virtual (Virtual Reality) é a imersão total ou parcial do ser humano no Metaverso dando a impressão de coexistência interpessoal do indivíduo dentro do Metaverso.
Essa classe de dispositivos, dentro do projeto MetaVR, é focada em soluções wearables complexas que não podem ser utilizadas separadamente. Ou seja, são soluções de imersão no Metaverso que os usuários devem vestir na completude para terem a melhor experiência de imersão virtual que a tecnologia pode proporcionar.
Com o ÓculosVR o usuário elimina qualquer interação visual e auditiva do mundo real e passa a ver e ouvir somente os elementos virtuais do metaverso.
O ÓculosVR não apenas abrange todo o campo de visão do usuário como define um perímetro sonoro tridimensional para tornar a interação mais realista possível.
- O ÓculosVR necessita ser conectado ao TrageVR para funcionar adequadamente.
Com a ManoplaVR o usuário poderá interagir sensivelmente com os elementos virtuais do Metaverso.
A ManoplaVR não apenas permite que o usuário toque, acesso, selecione, altere ou direcione os elementos virtuais como possibilita que o usuário sinta essa interação de forma tridimensional como se estivesse tocando algo real.
- A ManoplaVR necessita ser conectada ao TrageVR para funcionar adequadamente.
Com o CoturnoVR o usuário poderá interagir diretamente com os elementos virtuais no terreno do Metaverso.
O CoturnoVR não apenas permite que o usuário pise, chute e cutuque os objetos virtuais com os pés como possibilita que o usuário sinta essas interações de forma tridimencional como se estivesse tocando algo real.
Além disso, o CoturnoVR interage com a EsteiraVR para que o usuário possa se locomover espacialmente, de forma omnidirecional, dentro do Metaverso com a mesma mobilidade que teria na realidade convencional.
- O CoturnoVR necessita ser conectado ao TrageVR para funcionar adequadamente.
Com o TrageVR o usuário poderá interagir sensivelmente com os elementos virtuais do Metaverso
O TrageVR não apenas permite que o usuário sinta toques, pancadas, quedas, tiros, humidades e temperaturas como possibilita que o usuário sinta essa interação de forma tridimensionalmente sensitiva, como se estivesse em um ambiente real.
- O TrageVR necessita ser conectado à EsteiraVR para funcionar adequadamente.
A EsteiraVR é a base de sustentação de todo o equipamento de imersão no Metaverso.
Com a EsteiraVR o usuário poderá se locomover de forma omnidirecional dentro do Metaverso com a mesma mobilidade que teria na realidade convencional.
A EsteiraVR aloca todos os sensores de movimento para o TrageVR, grua de sustentação para o usuário, superfície de rotação omnidirecional e perímetro de segurança.
- A EsteiraVR não substitui a aceleração gráfica de um console de realidade virtual. Ela serve como um complemento ao console possibilitando que o usuário, seja um gamer ou um worker, seja inserido no Metaverso com uma sensibilidade sensorial o mais próxima da realidade convencional que a tecnologia possibilita.
Além de dar nome ao projeto, o MetaVR é um ambiente virtual de interação social que servirá como modelo para a consolidação do Metaverso no Brasil.
Com o MetaVR os usuários poderão interagir entre si, com seus respectivos Avatares, usufruindo dos periféricos desenvolvidos no projeto.
- Como o próprio conceito de Metaverso é muito amplo e abrangente, a medida que o ecossistema MetaVR vor evoluindo novas funções serão desenvolvidas e implementadas.
O metaverso é um universo virtual onde as pessoas vão interagir entre si por meio de avatares digitais. Esse mundo será criado a partir de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, criptomoedas etc.
A ideia é que o metaverso seja uma espécie de Internet 3D, onde comunicação, diversão e negócios existirão de forma imersiva e interoperável. A principal dificuldade para descrever esse universo está no fato de que ele ainda não existe nessa completude. Porém, as gigantes de tecnologia estão investindo pesado para que isso mude em pouco tempo.
O termo metaverso (metaverse, em inglês) apareceu pela primeira vez em "Snow Crash", livro de ficção científica escrito por Neal Stephenson em 1992. Nele, as pessoas usam o metaverso para “escaparem” de uma realidade distópica.