A Internet das Coisas

A Internet das Coisas

  • Em 10 de outubro de 2021

Quem um dia imaginou ter em casa aparelhos como geladeira, torradeira, cafeteira, televisores, ar condicionado, fogão e, até mesmo, a lâmpada que ilumina o ambiente da sala ou do quarto conectados à internet, automatizando o dia a dia? Hoje, já existe um mundo de possibilidades. Foi-se o tempo em que falar da “Internet das Coisas” (Internet of Things - IoT) limitava-se apenas a celulares, tablets e notebooks, e mais recentemente às SmartTV’s. Coisas que você menos imagina  se conectam à rede e funcionam sozinhas!

IoT é isso! É toda e qualquer tecnologia que possibilita que os mais diferentes objetos se conectem à internet e interajam com ela. É o que você já vê no seu computador, celular, relógio ou SmartTV sendo aplicado em sua geladeira, micro-ondas, ar condicionado ou até no seu carro. Se as tecnologias IoT podem mudar a forma como interagimos com a casa e objetos, imagine isso aplicado na gestão de uma cidade ou de uma metrópole.

Só para se ter uma ideia, já tem gente acordando com o café da manhã preparado. Isso ocorre porque esses aparelhos ficam conectados à internet e preparam a primeira refeição do dia no horário programado. Além disso, milhões de pessoas possuem suas próprias assistentes virtuais que iniciam a manhã informando as principais notícias sobre o dia.

Qual a relação com as Cidades Inteligentes?

Vamos supor que, após o banho matinal e já pronto para o trabalho, você receba um alerta no seu relógio informando que o transporte que você utiliza para ir ao trabalho vai passar em 15 minutos no ponto que fica a 10 minutos de casa. E, já a caminho do trabalho – seja de carro, ônibus ou metrô – o seu carro se conecta via internet e, pelo GPS, analisa o caminho mais rápido até o seu destino.

Imagine ainda uma cidade totalmente conectada por câmeras e sensores monitorando o fluxo de pessoas e o transporte, utilização das vias, consumos básicos de água, luz, gás, internet e regiões violentas, ajudando a polícia. Aplique uma boa organização de dados, um pouco de inteligência artificial e regras que mantenham esses serviços sempre em funcionamento e com qualidade. Essas são as cidades do futuro. Ou em alguns lugares, do presente.

Assim nasce o conceito de Cidades Inteligentes ou Smart Cities, que é a aplicação da “Internet das Coisas” nas metrópoles. Em alguns lugares do mundo e, inclusive no Brasil, sensores espalhados pelas cidades já garantem o funcionamento de diversos serviços e mantêm, por exemplo, maior assertividade de horários de ônibus e metrô.

Além disso, armazenam informações de tráfego que são a base do funcionamento de alguns aplicativos móveis de GPS, que traçam rotas inteligentes, fazem a coleta de lixo, auxiliam o policiamento, rastreiam veículos roubados realizando leitura de placas irregulares, facilitando e otimizando o trabalho da polícia.

As tecnologias aplicadas em cidades inteligentes aumentam a segurança dos passageiros, permitem otimizar viagens, melhoram a qualidade do transporte e propõem melhorias de tráfego para que o trajeto seja mais confortável e rápido.
Um projeto importante, que traduz bem a geração de valor agregado para a população, é a disponibilização de wi-fi em uma frota com mais de 10 mil ônibus na maior metrópole do Brasil (São Paulo). 

O dispositivo IoT implementado é responsável por conectar os passageiros, acompanhar o trajeto do veículo, a jornada do motorista e sua saúde por meio de sensores de fadiga e etilômetro, gerir os dados de telemetria do veículo (freada brusca, consumo, velocidade, desaceleração, risco de colisão), câmeras de monitoramento interno e externo e acompanhamento do tráfego.

E, mesmo que você acredite que isso esteja longe da sua realidade, a IoT já está presente dentro da sua casa. A TV é um exemplo disso quando deixou de ser apenas um aparelho que exibe  sua programação preferida. Hoje, elas são as SmartTV’s que conhecemos, com conexão wi-fi, bluetooth, capaz de realizar tarefas por comando de voz, ou gestos, e exibir programas por meio de aplicativos streaming, o que permite acessar conteúdos pela internet em tempo real sem a necessidade de download. 

- É possível até mesmo fazer compras por meio do seu televisor, sem sair do sofá de casa! 

  • Na agricultura e agropecuária, o uso da IoT pode propiciar eficiência na utilização de recursos como água, pesticida em plantação e monitoramento de rebanhos; 
  • Na indústria, pode ajudar a otimizar cadeias de produção, como já ocorre dentro da rede de distribuição da Amazon.

Não são apenas as pessoas que utilizam as tecnologias da Internet e telecomunicações para se comunicar, mas também as máquinas. É aí que surge a comunicação M2M, que significa máquina a máquina (machine-to-machine). Em uma combinação da tecnologia da informação (TI) e das telecomunicações, os dados são usados para estabelecer um link entre dispositivos ou locais remotos, sistemas e pessoas.

Um exemplo disso é o contador de energia elétrica. Ele pode enviar dados de consumo de uma residência direto para um computador situado na companhia elétrica; ou um sistema de rastreamento de veículos, que pode passar informações diretamente para uma central sobre a localização e velocidade de um automóvel.

O 5G e as IoT’s no Brasil

No futuro próximo, o que se espera é que trilhões de equipamentos estejam conectados em todo o mundo, enviando e recebendo vários dados ao mesmo tempo. Para dar conta de tanta informação, a rede mundial de computadores precisa estar preparada para isso. 

Com a chegada do 5G ao Brasil, a tendência é que ainda mais equipamentos possam usufruir dos recursos oferecidos pela nova internet banda larga, pois, enquanto na rede 4G é possível conectar, simultaneamente,  até 10.000 dispositivos por quilômetro quadrado, com a rede 5G será possível conectar até 1.000.000 de dispositivos por quilômetro quadrado.

Em 2020 a Lei Geral das Antenas foi sancionada pelo presidente da República Jair Bolsonaro, abrindo caminho ao 5G ao prover facilidades na expansão das telecomunicações no país. Também foi sancionada, em 2020, a Lei de incentivo à “Internet das Coisas", que zerou alguns dos tributos incidentes sobre os dispositivos dos sistemas de comunicação máquina a máquina.

Em tese, a IoT poderia ser qualquer equipamento que se conecte à internet. Mas, no geral, é qualquer coisa que facilite o dia a dia das pessoas, empresas e até cidades, ao se conectar na internet.

Fontes

  • Techtudo - https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/04/internet-das-coisas-como-sera-o-futuro-das-casas.ghtml
  • NSCTotal - https://www.nsctotal.com.br/noticias/internet-das-coisas-e-as-mudancas-em-nossas-vidas
  • UNESC - https://digital.unesc.net/blog/internet-das-coisas-a-tecnologia-que-esta-cada-vez-mais-presente-em-tudo
  • Ministério das Comunicaçãoe - https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2021/marco/internet-das-coisas-um-passeio-pelo-futuro-que-ja-e-real-no-dia-a-dia-das-pessoas
  • Enetec - https://enetec.unb.br/blog/internet-das-coisas-o-futuro-esta-mais-proximo-do-que-voce-imagina/

 

Categoria:
    Tag:
      ASAAS Governo Federal AWS Governo Municipal HostDime ASAAS Governo Federal AWS Governo Municipal HostDime