O Metaverso

O Metaverso

  • Em 29 de novembro de 2021

Segundo o Wikipedia, o Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de "realidade virtual", "realidade aumentada" e "Internet". Mas não somente isso...

- O Metaverso não é um jogo, não é um sistema, nem mesmo um aplicativo de realidade virtual. O Metaverso é um ecossistema de enlace tecnológico que possibilita a integração entre atividades executadas no ambiente virtual e atividades executadas no ambiente real.

O termo Metaverso foi descrito e utilizado pela primeira vez na obra "Nevasca", de Neal Stephenson, lançada em 1992. Porém o termo “Realidade Virtual” foi criado em 1938 pelo dramaturgo francês de vanguarda Antonin Artaud, que descreveu a natureza ilusória de personagens e objetos no teatro como "la réalité virtuelle" em uma coleção de ensaios Le Théâtre et son double. A tradução para o inglês deste livro, publicado em 1958 como The Theatre and its Double, é o primeiro uso publicado do termo "Realidade Virtual".

O termo "realidade virtual" foi usado pela primeira vez em um contexto de ficção científica em ‘The Judas Mandala’, um romance de 1982 de Damien Broderick .

A ampla adaptação do termo "realidade virtual" na mídia popular é atribuída a Jaron Lanier, que no final dos anos 1980 projetou alguns dos primeiros hardwares de realidade virtual de nível empresarial sob sua empresa VPL Research, e, é claro, ao filme Lawnmower Man, de 1992, que apresenta uso de sistemas de realidade virtual mais próximos do que temos hoje em dia.

Exemplos mais recentes do uso da Realidade Virtual são os jogos Second Life, Roblox, League of Legends e Fortnite. O Meta Corp, antigo Facebook, está migrando sua plataforma de rede social para o Metaverso em um nível muito acima de seus antecessores.

Não, o Zuckerberg não inventou o Metaverso. Mas com certeza ele é responsável direto por influenciar investidores e usuários do mundo todo a aderirem ao potencial dessa tecnologia e seus planos visionários para esse multiverso digital.

Uma adaptação ao cinema sobre o Metaverso como deve ser, pelo menos segundo a visão de Mark Zuckerberg, é o filme Jogador Número Um (Read Player One), do diretor Steven Spielberg, de 2018. O filme consegue representar perfeitamente o ecossistema do Metaverso e seus inúmeros mundos com infinitas possibilidades. (recomendo assistir, para um melhor entendimento)

É claro que para chegarmos ao mesmo nível de qualidade nas renderizações, e no mesmo nível de interação, ainda precisaremos de pelo menos uns cinco anos de investimentos em desenvolvimento tecnológico para a realidade virtual. Mas a tecnologia disponível atualmente já surpreende, e muito, seus usuários.

Mas o que é o Metaverso?

O metaverso é uma espécie de universo virtual 3D que, segundo alguns, será o futuro da internet. “É a maior revolução na maneira como interagimos online desde a invenção do smartphone” - Zuckerberg

A ideia é interagirmos com a internet como se estivéssemos "dentro" dela. As pessoas terão Avatares virtuais que serão suas contrapartes nesse mundo digital e, por meio deles, poderão conversar, trabalhar e se conectar com amigos e parentes. “Ao invés de apenas olhar para a tela, você estará dentro dela”, afirmou Sue Young, diretora de produtos do Meta Corp, em encontro com jornalistas realizado em 27/11/2021, na véspera do surgimento da empresa Meta Corporations, antigo Facebook. "Já que passamos tanto tempo em frente às telas, queremos que seja um tempo de qualidade.".

Para entrar nesse mundo virtual, as pessoas precisarão apenas de óculos especiais para a imersão visual e pulseiras que captam os movimentos das mãos, já disponibilizados por inúmeras empresas, incluindo a empresa Óculos, pertencente ao grupo Meta, com seu QuestX All In One.

Quem não tiver o equipamento apropriado poderá acessar o Metaverso usando o proprio Smartphone com visores de realidade virtual e controle bluetooth, como o BoboVR ou GearVR.

A empresa Meta já possui, inclusive, aplicativos como o Horizon Worlds que permitem criar Avatares e viver numa versão tridimensional do Facebook. E logo, segundo a aposta de Zuckerberg, a internet como um todo será acessada dessa forma. As redes sociais são apenas o começo.

Se o Metaverso realmente for o futuro da internet, Zuckerberg quer que a sua empresa seja sinônimo dele - daí vem o nome Meta, para sua empresa. Mas a aposta não é só no nome. A empresa está envolvida ativamente no desenvolvimento de sistemas, produtos, dispositivos e plataformas que serão utilizadas para construirmos e habitarmos esse multiverso digital.

Um exemplo desse investimento é o recém-lançado Ray-Ban Stories, um par de óculos com câmeras que, segundo Zuckerberg, são um primeiro estágio rumo aos óculos inteligentes que nos permitirão enxergar o metaverso como se ele estivesse realmente ao nosso redor.

Serão investidos mais de US$200 milhões de dólares nessa visão do Metaverso, incluindo US$150 milhões de dólares na formação de programadores capazes de construir os ambientes virtuais que serão usados nesse mundo paralelo.

Não é só Zuckerberg

A empresa Meta não é a única de olho no Metaverso. No início do ano a Epic Games, empresa de jogos eletrônicos por trás do Fortnite, que virou febre mundial, levantou US$1 bilhão de dólares em uma rodada de investimentos para financiar sua própria visão de longo prazo para o Metaverso.

Todo esse investimento da Epic Games é justificável, pois games, afinal de contas, são uma espécie de Metaverso: Mundos virtuais em que você pode viver uma vida inteira de maneira 100% digital e remota.

Nos últimos anos, o próprio Fortnite expandiu seu leque de produtos, realizando shows e eventos de marcas dentro de seu universo digital. Em agosto de 2021 a cantora norte-americana Ariana Grande fez uma série de shows dentro do jogo Uma legítima experiência musical virtual, vista por milhões de pessoas.

Outros jogos também têm flertado com o conceito de Metaverso. O Roblox, por exemplo, reúne em uma plataforma milhares de jogos conectados ao ecossistema principal, em que os jogadores podem criar experiências diferentes.

Nesse sentido, há ainda a plataforma Unity, para desenvolvimento de aplicativos em 2D e 3D, que está investindo pesado no que chama de "gêmeos digitais" (cópias do mundo real), e a multinacional Nvidia, que está construindo seu "omniverse", uma plataforma para conectar mundos virtuais 3D.

"Estou plenamente convencido de que o Metaverso será uma nova economia muito maior do que a nossa atual economia", afirmou o presidente da Nvidia, Jensen Hang, em outubro de 2021.

Questão de dinheiro

Variações do metaverso já existem há anos, seja nas redes sociais, na realidade virtual e nos games online. Mas foi com o advento das criptomoedas e NFTs que a possibilidade de ganhar dinheiro no Metaverso mostrou-se possível e viável.

Jogos interativos ou de construção de mundos, como Minecraft, Fortnite e Roblox, além do pioneiro Second Life, possuem elementos do metaverso. Neles, os usuários podem trabalhar e colaborar, participar de eventos e trocar dinheiro real por mercadorias e serviços virtuais. Porém, até aqui esses são mundos fechados.

Visionários do Metaverso preveem uma realidade virtual na qual os usuários poderão se mover livremente entre esses diferentes mundos digitais.

Usuários poderão, até mesmo, ter uma única identidade virtual, na forma de um Avatar, e o capital em dinheiro que eles têm num mundo virtual valeria igualmente em outro. Todo mundo pagaria usando uma criptomoeda universalmente aceita.

É por esta plataforma universal de realidade virtual que Zuckerberg recebe o mérito por ter idealizado, estimulado e impulsionado. Mas ele mesmo admite que essa visão do futuro não vai se concretizar, pelo menos, nos próximos dois anos — “É um projeto de longo prazo, mas estamos comprometidos com essa ideia a ponto de arriscar-mos tudo para concretiza-la”.

 

FONTE: 

  • Techtudo - https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/11/o-que-e-metaverso-entenda-o-projeto-que-mudou-o-nome-do-facebook.ghtml
  • Mundoconectado - https://mundoconectado.com.br/artigos/v/21400/entenda-o-que-e-o-metaverso-e-por-que-as-grandes-empresas-estao-investindo-nele
  • Uols - https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/10/29/o-que-e-o-metaverso-entenda-o-mundo-virtual-que-zuckerberg-quer-liderar.htm
    CNN - https://www.cnnbrasil.com.br/business/entenda-o-que-e-o-metaverso-e-por-que-ele-pode-nao-estar-tao-distante-de-voce/
  • Wikipedia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Metaverso
Categoria:
    Tag:
      ASAAS Governo Federal AWS Governo Municipal HostDime ASAAS Governo Federal AWS Governo Municipal HostDime