A internet 5G mal chegou no Brasil e já podemos vislumbrar o futuro da conexão com a internet com o avanço da nova tecnologia 6G, disponível, inclusive, em alguns Smartphones da atualidade.
Desde 2019, a Huawei vem realizando pesquisas sobre a próxima geração das redes móveis e estima que a tecnologia estará disponível antes de 2030.
Outras marcas entre os gigantes da telefonia móvel no mundo, que se posicionaram afirmando estarem com avanços nas pesquisas sobre tecnologia 6G, são a Xiaomi, Apple e Samsung.
E para quem pensa que os chineses estão à frente da tecnologia 6G, acertou.
Acontece que, no final de 2020, o Ministério da Ciência e Tecnologia da China enviou um satélite com tecnologia 6G para o espaço, o primeiro do mundo, e iniciou os testes práticos de transferência de dados para redes móveis em 6G.
Segundo Renato Citrini, gerente sênior de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil, a indústria internacional se mantém otimista para a tecnologia 5G, pois além de maior velocidade (10Gbps), a próxima geração de rede móvel trará novas possibilidades de uso para os smartphones.
Porém, a possibilidade de termos uma transferência de dados a 1Tbps, cem vezes mais rápida que o 5G, atrai a atenção do mundo para a tecnologia 6G e é provável que essa atenção toda acabe agilizando o desenvolvimento da tecnologia 6G e ela entre em vigor muito antes que o esperado.