Tecnologias Sustentáveis

Tecnologias Sustentáveis

  • Em 04 de outubro de 2021

A transformação digital vem desafiando empresários em todo o mundo. Médias e pequenas empresas vêm buscando se posicionar de maneira competitiva com o suporte das novas tecnologias, principalmente tecnologias sustentáveis.

Para tanto, o investimento em tecnologias disruptivas têm sido decisivo. Mas não se trata apenas disso. Cada vez mais gestores, líderes e profissionais de TI passam a entender que essa mudança não é apenas sobre tecnologia.  Acima de tudo,as mudanças exigem abordagens diferentes, processos mais flexíveis e uma mentalidade orientada pela inovação. 

O desafio agora é outro:  combinar tecnologia e sustentabilidade, buscando encontrar o equilíbrio entre essas duas abordagens.

Todo e qualquer negócio usufrui, em algum momento, de processos digitais, fundamentais para atender às necessidades individuais específicas da empresa. Consequentemente, a digitalização e o uso de novas tecnologias podem viabilizar o alcance das metas de sustentabilidade.

O que é sustentabilidade digital?

Não há uma regra específica para definir o conceito. De modo geral, podemos dizer que é um conjunto de fatores e princípios ecologicamente seguros e estáveis ​​que tornam possível o desenvolvimento social e econômico a médio e longo prazo. 

Tais iniciativas são realizadas a partir da adoção de uma ampla gama de tecnologias.

É certo que todo negócio digital quer fazer a diferença. Por isso, tornar-se ambientalmente sustentável é tão importante. A necessidade de pensar sobre o futuro do planeta e da humanidade é imensa. 

Até mesmo porque os desafios são muitos:

  • Mudanças climáticas;
  • Escassez de recursos naturais não renováveis;
  • Perdas de biodiversidade;
  • Desmatamento;
  • Desastres naturais;
  • Emissão de gases nocivos;
  • Comprometimento da qualidade do ar e da água.

Assim, a combinação entre tecnologia e sustentabilidade é cada vez mais necessária dentro das empresas, e as tecnologias sustentáveis precisam entrar em cena.

Como as tendências digitais impactam o crescimento da tecnologia sustentável?

As tecnologias sustentáveis oferecem inúmeros benefícios para as empresas e para o meio ambiente. Tendências tecnológicas populares, como inteligência artificial (IA), machine learning, Internet das Coisas (IoT), Big Data, computação em nuvem, automação de processos robóticos, entre outras, vêm para facilitar nossas vidas. É por isso que as empresas de grande porte buscam essas inovações e mudanças. 

Por exemplo, a inteligência artificial tem sido a chave para a análise e gestão de dados complexos voltados para a tomada de decisões sustentáveis em áreas como:

  • mudança climática;
  • segurança do ar e da água;
  • conservação da biodiversidade;
  • resiliência a desastres…

E garantir a combinação entre tecnologia e sustentabilidade dentro dos processos da empresa é uma estratégia que traz uma série de vantagens para as companhias, tais como aumento de receitas, redução de custos e entrega de uma experiência positiva ao cliente.

A etapas para a implantação das tecnologias sustentáveis

A maioria dos países se preocupam com ações globais sustentáveis e geram estratégias consistentes para cumprir os compromissos do Acordo de Paris. Para tanto, algumas etapas devem ser cumpridas:

  1. Estabelecer um consumo eficiente de recursos naturais;
  2. Mobilizar fontes de investimentos financeiros;
  3. Orientar a mudança do combustível fóssil para a energia renovável;
  4. Mitigar os riscos de mudança climática;
  5. Realizar melhorias na cadeia de abastecimento;
  6. Transformar os processos de toda a indústria, incluindo TI;
  7. Manter o equilíbrio entre a economia urbana e rural;
  8. Implementar soluções e tecnologias sustentáveis para preservação da natureza;
  9. Apoiar e defender grupos vulneráveis e áreas de proteção ambiental;
  10. Minimizar os níveis de emissão e poluição.

Sendo assim, as empresas privadas e públicas têm a responsabilidade de contribuir para a preservação do meio ambiente, impulsionando o uso de tecnologia sustentável. Essa é a estratégia necessária para se tornarem limpas e verdes.

As principais  tecnologias sustentáveis do mercado

As tecnologias sustentáveis ​​percorreram um longo caminho nas últimas décadas, impulsionadas pela consciência ambiental e pelos custos crescentes dos combustíveis fósseis.

Conheça algumas das principais soluções que estão em uso nas estratégias de sustentabilidade das companhias:

Nanotecnologia

A nanotecnologia é uma das tecnologias sustentáveis do mercado.

Esta pequena tecnologia tem aplicações em energia limpa, gerenciamento de gases de efeito estufa, manufatura verde e vida sustentável. 

Na Índia, por exemplo, os pesquisadores estão usando nanopartículas compostas para destruir contaminantes como bactérias e micróbios na água potável.

Biocombustíveis 

Eles incluem etanol e biodiesel produzidos a partir de óleos e gorduras, bem como combustíveis sólidos feitos de matérias-primas não alimentares, esterco, resíduos e algas. 

Bioplásticos 

As formas atuais de bioplásticos incluem plásticos PLA e PHA à base de amido. À medida que a oferta de petróleo diminui, muitas indústrias, como a automobilística e a eletrônica, podem olhar para os ecoplásticos como alternativas de baixo consumo de carbono. 

Monitoramento inteligente e análise preditiva

O monitoramento inteligente contribui para análises preditivas que garantem melhores resultados.
O monitoramento e a análise podem ajudar a aumentar a eficiência no consumo de energia, uso de água e manufatura verde. 

As empresas podem usar sensores para detectar falhas, como vazamentos nas redes de abastecimento de água. 

Além disso, a modelagem preditiva pode maximizar os recursos em várias indústrias. No agronegócio, por exemplo, os sistemas de irrigação de precisão se destacam.

Energia das marés

A energia das marés pode ter um futuro sólido se os investidores estiverem interessados. Ao contrário do vento ou do sol, as marés são previsíveis. 

A cidade de Swansea, no Reino Unido, está planejando uma usina de energia maremotriz de 240 megawatts que gerará mais de 400 gigawatts-hora de eletricidade por ano. Esse montante é o suficiente para abastecer cerca de 121 mil residências.

Indústria química movida a energia solar 

A energia solar é uma tecnologia sustentável que promete reduzir as emissões de gases poluentes da indústria química. 

Na prática, a fabricação de muitos dos produtos químicos, como medicamentos, requer combustíveis fósseis em alta escala. Por isso, essa é uma alternativa importante.

Considerações Finais

As tecnologias sustentáveis são inovações que priorizam um novo olhar global para o meio ambiente, com o objetivo de impulsionar discussões e prestar atenção no impacto dos aspectos tecnológicos que mudam o mundo.

Profissionais e especialistas já estão desenvolvendo soluções tecnológicas em prol da sustentabilidade para reduzir ou eliminar o que causa o aquecimento global, por exemplo, com o uso da tecnologia e inovação.

Veja como fatores como as mudanças climáticas estão interferindo no pensamento dos novos negócios para se desenvolverem com a criação de tecnologias verdes. Os modelos de serviços e produtos atuais são pensados para transformar com a tecnologia.

Então, o que é ofertado hoje considera o seu impacto nos problemas mundiais e, portanto, reduz a exploração excessiva dos recursos naturais e conta com as tecnologias sustentáveis para diminuir as emissões de carbono, dentre outros benefícios para a sociedade.

Fontes

  • Newuton Paiva - https://huaweibra.com.br/blog/transformacao-digital/tecnologias-sustentaveis/
  • Huawei - https://huaweibra.com.br/blog/transformacao-digital/tecnologias-sustentaveis/
  • Origo Enregia - https://origoenergia.com.br/blog/exemplos-de-tecnologias-sustentaveis-3-aspectos-tecnologicos-que-prometem-mudar-o-mundo
  • Weni - https://weni.ai/blog/tecnologias-sustentaveis/ 
Categoria:
    Tag:
      ASAAS Governo Federal AWS Governo Municipal HostDime ASAAS Governo Federal AWS Governo Municipal HostDime